Federeração de Esgrima do Estado do Rio de Janeiro
www.esgrimarj.com.br

Benefícios para a saúde

A esgrima é uma forma ideal de exercício cardiovascular, já que é uma atividade em ritmo acelerado, que aumenta fluxo de oxigênio para o coração, além de ser uma forma de melhorar a saúde e a disposição de uma maneira divertida e emocionante.

Entre os benefícios de todos os exercícios cardiovasculares, esgrima incluídos, estão o aumento da energia, redução do colesterol, o reforço do coração e os pulmões, o aumento da função imunológica, e diminuição do risco de doença cardíaca.

Esgrima também reduz o stress, e de forma segura e agradável. Como em todos os exercícios aeróbicos, a esgrima também queima calorias, ajudando os participantes a perder peso e manter seu peso ideal. Esgrima também ajuda a tonificar e definir o corpo. Estas melhorias físicas levam inevitavelmente a um aumento na autoestima, um atributo fundamental da saúde mental e emocional.

Com as suas complexas manobras a esgrima também ajuda a desenvolver força muscular, flexibilidade e coordenação. As posições e os movimentos de esgrima devem ser precisos e firmes e o corpo deve ser flexível e forte. Na esgrima, como em uma arte marcial, poder e precisão andam de mãos dadas.

Não muito diferente de uma arte marcial, a esgrima é um exercício para a mente, o que requer extrema disciplina mental para realizar de forma adequada suas ações. Isso também é de grande importância para a saúde o indivíduo visto que estudos demonstram que uma mente regularmente contestada é menos propensa a doenças degenerativas do cérebro.

O aspecto competitivo da esgrima auxilia o praticante a executar tomadas de decisões em frações de segundo. Como o corpo está se movendo, respondendo e reagindo, a mente deve estar sempre a pensar. Desta forma, a esgrima é também muitas vezes comparada ao xadrez, uma vez que os concorrentes devem ser sempre calmos, lúcidos e ter a capacidade de planejar várias jogadas com antecedência.

Por último, a esgrima é uma atividade social, que implica uma interação regular com outras cidades, regiões e nações. Apoio e incentivo a interação social também é um componente essencial da saúde e bem-estar total.

A esgrima é uma forma profunda de exercício físico e mental, com benefícios que se estendem a todos os aspectos de uma vida saudável e feliz.

Um estudo publicado em 2012 pela Universidade Foro Itálico de Roma comprovou que "os esportes que requerem tomar decisões em frações de segundos, como a esgrima, melhoram a função cognitiva tanto em pessoas jovens como em idosos, o que permite reduzir problemas associados ao envelhecimento".

A velocidade da esgrima, tanto para atacar como para defender, ajudaria a melhorar as funções cognitivas do cérebro.

A pesquisa partiu da premissa de que atividades em que participantes precisam se mover de forma constante e adaptar-se rapidamente às mudanças que ocorrem, como a esgrima, podem compensar os efeitos relacionados ao passar dos anos, como problemas de aprendizagem, de memória e tempo de reação.

Fonte: (http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150420_exercicios_cerebro_lab#share-tools)